segunda-feira, 15 de outubro de 2012

#BAD12 and Blog Action Day... “The Power of We” REFLORESTAR, PRECISA-SE! parte II


Hoje é que é dia de BADBlog Action Day!

Não sei se é da idade ou dos óculos, mas troquei as mãos ao publicar o post idêntico a este no passado dia 15, quando deveria ser em Outubro. Aqui fica, com pequenas alterações.

 A floresta é um bem indispensável à vida no nosso planeta, em vários aspetos; económico, social, emprego e ambiental, além de ser uma fonte infinita de recursos renováveis.
A sua manutenção e preservação depende de todos nós. Não podemos estar, sempre à espera, que os outros façam a nossa parte.
É fantástico podermos desfrutar de belas paisagens, praticarmos desporto e passearmos, por entre vegetação verdejante, respirando o ar puro que ela nos fornece. Preservando a fauna e flora, nela existente. Conseguindo, além disso, retirar recursos necessários ao nosso bem estar, sem prejudicar o equilíbrio natural do eco-sistema.
Todos os Verões, por descuido ou propositadamente, o fogo rouba-nos este nosso bem preciosíssimo, sem dó nem piedade.


ddd



A floresta "ainda" cobre 31% da superfície da terra no total de 4 mil milhões de hectares, num passado não muito distante foram 5,9 mil milhões de hectares. 3,3 milhões de hectares são no nosso país, além disso possuímos uma das maiores áreas florestadas da Europa (35,8%).    


Foi na idade média que foi introduzido o Pinheiro-bravo, em Portugal, árvore que não ajuda a reter o fogo. 
E são estas mesmas árvores que têm alimentado os fogos existentes e fazem a auto reflorestação desordenada, aguardando, novamente, pelos fogos. Claro que o mato e a falta de limpeza também ajuda.
Cabe-nos reflorestar e "ordenar" a floresta; 
com o CISE (Centro de Interpretação da Serra da Estrela), há dois anos atrás foi isso mesmo que foi feito na mata do Desterro. É verdade que a taxa de sucesso não é a desejada, mas as sobreviventes lá estão, a dar o melhor de si, para pintarem de verde a nossa Serra da Estrela, com espécies autótones.
E aqui funcionou "The Power of We", com algumas dezenas de voluntários, coordenados pelos técnicos do CISE.
Neste momento a Serra da Estrela, continua a precisar de ajuda e mais recentemente (este mês), o vale do Alva, também recebeu a visita do "ladrão" e sem dó nem piedade, pintou alguns hectares de negro.
O Município local, tem técnicos e meios para voltar a usar "The Power of We" e reflorestar ordenadamente o vale do Alva. Não esquecendo a Serra, que ainda precisa! 

todas as fotos, são do PINHAS...

Duas "amostras" do resultado da reflorestação referida anteriormente. Fiz uma caminhada pelo local na semana passada.


Sem comentários:

Enviar um comentário