terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ponte das Cantinas, Cativelos/Gouveia e a Barragem de Girabolhos


A Ponte das Cantinas é uma ponte Romana da Idade Média (há quem afirme que tem mais de 2.000 anos) muito antiga é com toda a certeza e já passou muita água por baixo dela. Com um só arco, sobre a Ribeira de Cativelos / Gouveia, tendo algumas casas em ruínas, numa das margens onde é visível a existência de um moinho. Muito possivelmente um local importante de passagem num passado distante.Hoje em dia um belo local a visitar, enquanto é possível!

Após tantos anos vai ser alterado o seu nome; passa a Ilha das Cantinas, vai ficar cercada de água por todos os lados, após a construção da Barragem de Girabolhos.

Placa que indica a Ponte junto à estrada...


A PONTE, apesar do seu aspecto "frágil", é muito solida. Fiz dois testes com aparelhos de alta precisão.
Atravessei-a duas vezes e posso garantir que aguenta com 85 kg. Acima deste valor, não é garantido!   

Um afluente da Ribeira.

pequeno lago.

no curto prazo... submerso!

BELA... simplesmente!

outro ângulo.

o aglomerado de casas.

vestígios de um moinho.

canal, em pedra, para levar água às casas.

o acesso está dificultado pela queda de uma árvore.

dois homens e um moto-serra, resolviam esta situação em meia hora, basta querer! 


vista da estrada, onde deixamos o automóvel.

2 comentários:

  1. Tenho tentado comentar alguns conjuntos seus de fotografias mas não tenho a certeza de o ter conseguido.
    Aproveito para descarregar o que tanto gostava de lhe ter dito, na esperança de que a minha aselhice esteja já ultrapassada.
    Sempre que tenho recebido comunicações suas tenho-as aberto e lido com atenção o que vai comunicando, e me regalando com as fotografias que faz o favor de partilhar.
    O seu Espaço aqui no Facebook está uma maravilha e cada vez mais envolvente e preenchido.
    Este último trabalho sobre a ponte romana é um trabalho excelente que me abre a apetite para passar por lá e fazer também uma reportagem idêntica à sua.
    Obrigado e parabéns pela forma como está a trabalhar e um abraço de sincera amizade e agradecimento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um prazer tê-lo como visita habitual nos meus espaços...
      Mais uma vez agradeço e volte sempre!

      Eliminar