Ecopista/Ciclovia do Dão, 50 kms que vale a pena conhecer...

Esta foi inspirada, numa foto que vi no jornal Público/Fugas!
Foi simplesmente fun tástico. Agradeço aos irmãos Rafael e Vitor Fernandes que me acompanharam durante todo o percurso e tornaram possível o "reconhecimento" da Ecopista. O meu irmão e o seu sobrinho acompanharam-nos durante 20 kms.  Agradeço, também, à loja PROCILAR, pela disponibilização da bicla SPECIALIZED!
A bicla era/é boa, o "atleta" é que nem por isso. Prefiro caminhar, voltarei para percorrer os 50 kms a pé.
Começámos em Viseu (pista vermelha) parámos em Tondela para almoçar (pista verde), terminámos na estação de Santa Comba Dão (pista azul).

Um pouco de história e não só;
Os 50 kms foram inaugurados em 2 de Julho de 2011. Como já referi unem Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, as cores alteram consoante o concelho onde nos encontramos. É a maior via ciclável do País. 
O antigo Ramal do Dão, transformou-se num percurso pedestre e Ecopista, foi um esforço conjunto dos três municípios já referidos, da Associação de Municípios da região Dão Lafões e da REFER, através de um protocolo assinado, por todos . 

A via-férrea começou a funcionar em 25 de Novembro de 1890, conhecida como o Ramal Dão. O seu planeamento teve inicio em 1876, mas só em 1883 chegou a autorização para a construção.
Estabelecia a ligação à linha principal, a da Beira Alta em Santa Comba Dão.
Era um dos principais transportes para quem queria ir para sul de Viseu, nomeadamente, Coimbra Figueira da Foz e Lisboa.
A perda de rendibilidade, trouxe a sentença final em 1988. ENCERRAR. 
Já em 1972 tinha encerrado o serviço de mercadorias.
Inicialmente o percurso "ocupado/alterado" para caminhar foi entre Vildemoínhos e Figueiró. O êxito deste feito, levou a que todos os Municípios, servidos pelo antigo Ramal do Dão, construíssem os 50 kms que agora podemos percorrer.
Pode haver alguém que goste de ser mais preciso, a antiga linha tinha 49.214 metros!

Onde antes passavam comboios, hoje andam biclas e pessoas a pé!
Para aqueles que gostam de saber por onde vão passar;



Mensagens populares deste blogue

PEREGRINAÇÃO / caminhada a FÁTIMA...

IV Caminhada Solidária Bombeiros Voluntários de Seia - 25/09/2016

Rota do Pastoreio & Rota da Garganta de Loriga... Rota das Aldeias de Montanha! #serradaestrela #aldeiasdemontanha