segunda-feira, 9 de maio de 2011

Festa das Papas em TORROSELO... a tradição, ainda é o que era!

fotos tiradas com o tlm.
Festa das Papas e de S. Martinho.
Os mordomos, escolhidos no ano anterior, todos anos têm que, reunir os ingredientes necessários para a confecção das deliciosas papas. (posso comprovar) 

O milho branco, já moído em Sandomil, o leite de ovelha é oferecido pelos pastores e pela população de Torroselo. O açúcar, tem que ser comprado, porque ainda não cultivamos cana de açucar.





As mulheres de Torroselo, começam na 2ª sexta-feira de Maio por, peneirar a farinha, deixando-a em repouso até ao final do dia seguinte, Sábado. 






Nessa noite as colheres de pau, não podem para de mexer a mistura de todos os ingredientes, nas caldeiras de cobre. São utilizadas, sempre as mesmas, todos os anos.A medida da farinha, que também é guardada de ano para ano, é um dos segredos da receita.




No Domingo e após a procissão, onde vai o S. Martinho assim como, todos os tabuleiros, cheios de papas, à cabeça das senhoras que se ofereceram previamente para os transportar, podemos então provar as deliciosas papas. Que são uma oferta de toda a população de Torroselo a quem delas, quiser provar. 
Falta referir que são benzidas, após a procissão pelo Sr. Padre.

2 comentários:

  1. Que bom ver a festa das papas em Torroselo! Gostei das imagens e do texto. Obrigado pela divulgação desta festa que é tão tradicional na nossa região. Oxalá, esta e outras se mantenham.
    A. Madeira

    ResponderEliminar
  2. Agradeço a visita; para mim é um prazer divulgar as nossas tradições...

    ResponderEliminar