quarta-feira, 2 de março de 2011

CASA SANTA ISABEL - VOLUNTARIADO...

10-12-2010 23-01-16

DSC_0293
http://www.casasantaisabel.org
“Melhor é possível!”Os Voluntários ajudam-nos em realizar este propósito.
Todos os anos a comunidade recebe um número de voluntários que são uma grande contribuição para o nosso tecido social e para o nosso trabalho. Também eles vêm de diferentes países e de diversos meios, permanecendo geralmente por um ano. Os voluntários dão um contributo valioso no quotidiano caseiro; trabalham paralelamente no acompanhamento das pessoas ao nosso cuidado, nas oficinas, na terra, e nas actividades educativas e recreativas.
Existem várias formas para a integração como voluntário na Casa de Santa Isabel:

SER VOLUNTÁRIO POR UM ANO

Cada ano, a comunidade recebe voluntários que se comprometem pelo mínimo de um  ano. Fazem o seu serviço militar alternativo, um ano prático no quadro de estudos, um ano de livre serviço voluntário, etc. Eles são oriundos de países diferentes como: Alemanha, Holanda, Brasil, República Checa, etc.
Os voluntários vivem e trabalham juntamente com os colaboradores responsáveis nos lares residenciais. Durante o dia ajudam na escola ou nas oficinas, conforme as necessidades e suas capacidades.
(Para mais informações ver “Candidaturas e Admissão”).

SER VOLUNTÁRIO DE VERÃO

Cada ano recebemos voluntários nos meses Julho e Agosto, que ajudam nas casas no acompanhamento dos alunos, nos trabalhos de manutenção e dos jardins, etc.
(Para mais informações ver “Candidaturas e Admissão”).

SER UM VOLUNTÁRIO PONTUAL

Recebemos ajuda de pessoas que vêm pontualmente.
Para a sua integração é importante de estabelecer uma certa regularidade, por exemplo uma manhã ou tarde fixa, para dar apoio na nossa escola ou na Oficina Artística.
(Para mais informações ver “Candidaturas e Admissão”).

LÍNGUA

A língua corrente é o Português, o que não é fácil para muitos dos voluntários. Apesar disto nota-se sempre que podemos entender-nos; se necessário há sempre colaboradores que podem traduzir. Como o conhecimento da língua e a capacidade de comunicação com os utentes são indispensáveis, todos os anos há um curso intensivo de Português obrigatório de Setembro até Dezembro. A prática demonstra que os novos colegas conseguem orientar-se com a língua nova após alguns meses.

TAREFAS

Os voluntários ajudam os colaboradores responsáveis no acompanhamento dos clientes no Lar Residencial: na higiene pessoal, preparar refeições, limpezas, passeios, ocupação dos tempos livres, etc. Durante o dia, eles apoiam, quer de manhã, quer à tarde, no Centro de Actividades Ocupacionais ou na Oficina Artística. A outra parte do dia têm folga, ou tempo para participar no curso de introdução.

DIAS DE FOLGA / FÉRIAS

Colaboradores efectivos e voluntários internos têm alternadamente 1 ou 2 dias livre por semana.
Neste momento temos as seguintes férias: Páscoa +/- 10 dias, Férias de Verão 1 mês, Natal +/- 8 dias e 2 dias no Carnaval.

CURSO DE INTRODUÇÃO

No início de cada ano lectivo começa um Curso de Introdução para voluntários e colaboradores novos.Os conteúdos abrangem a história da Casa de Santa Isabel, a História e Cultura de Portugal, a Constituição do ser humano na luz da Antroposofia e várias Deficiências.
Dinheiro de bolso e seguro.
Todos os voluntários recebem um dinheiro de bolso e terão um seguro

Reflorestar Serra Estrela

Sem comentários:

Enviar um comentário