sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ESTÁ DECIDIDO. O PINHAS NÃO TEM MAIS FILHOS!


E não tem mesmo. Porque, até hoje, acho que nenhum homem conseguiu ficar grávido.

Recebi ontem um sms, a informar da chegada dos livros escolares para a mais nova.


Hoje o Pinhas foi à papelaria.

Perguntei quanto era e fiquei de várias cores.
Até me encostei ao balcão, para não cair.

Para o 8º ano, 200 aérios só de livros, PORRA.
Fora os extras, que os professores pedem.
E querem que os casais tenham mais filhos.
É que ninguém nos dá o caderno de encargos, quando saímos da maternidade, relativo ao prazer que existiu, à nove meses atrás.

Cheguei a casa e informei.
- Familia, este ano ninguém vai de férias! Poderemos eventualmente ir comer fora.
- Boa. Quando?
- Hoje mesmo. Ponham a mesa na varanda!

5 comentários:

  1. Olá Pinhas
    O que mais me chateia, para além do elevado preço dos livros, é a mudança de manuais que ocorre constantemente. Tenho 3 rebentos, e nunca consegui que algum livro servisse de uns para os outros! E esta história já dura há muitos anos, que as duas moças já vão para a Universidade. E o meu rapaz lá vai par o 9º ano, lá vou ter de ir à livraria. Ao menos, vou ao comércio tradicional e local. Mas é cada rombo no orçamento! Imagino quem está desempregado ou quem vive com o ordenado mínimo!

    ResponderEliminar
  2. Deveria existir uma "loja", onde fosse possível, entregar os livros antigos em bom estado, e "comprar" os livros para o ano seguinte, pagando a diferença ou recebendo dinheiro conforme os valores envolvidos...

    Haveria poupança de matéria prima (preservação do meio ambiente) e as pessoas mais carenciadas, poderiam comprar a uma preço mais acessível.

    ResponderEliminar
  3. É o Estado Social tão apregoado pelo Eng. Socrates. A vida está cada vez mais cara, o poder de compra diminui, os ricos cada vez mais ricos e os pobres é que pagam a factura destes erros todos e no final ninguém é culpado de nada.Onde é que isto ainda vai chegar?

    ResponderEliminar
  4. Esta é uma situação que me deixa mt perturbado. Sei o que é passar por dificuldades...
    Em Trancoso, ano lectivo 2000/01 manifestei-me contra a adopção de um Caderno de Actividades de CN, com erros e de uma inutilidade extrema. A resposta que recebi da delegada do meu grupo foi exactamente: "também por 500$00 nem um par de cuecas compram".
    Com o decorrer dos tempos tornou-se trivial solicitar o livro de texto e o de exercícios, nas diferentes disciplinas. Em muitas delas, não faz qualquer sentido. Noutras, como é o caso de Mat., nem sempre o manual de actividades tem a mesma qualidade do de texto. Por que razão adoptar da mesma editora?
    Em Trancoso, graças à Associação de Pais, a selecção começou a ter em atenção a relação qualidade/preço (isto enquanto lá estive). Já na escola de Seia onde exerci funções, convido-o a verificar o livro de CN do 5º ano. Erros científicos que tenho em memória quase logo no início: um caracol comum representado nos fundos oceânicos e, no método científico, as hipóteses abordadas como questões. Este último é de extrema gravidade. Como tive turmas boas, parte das aulas consistiam na descoberta "do erro". Acabou por se tornar interessante.
    Actualmente, os manuais adoptados para 5ºe 7º parecem estar em vigor 5 a 6 anos. Mas nem obedecem ao novo acordo ortográfico...

    Existem questões que vocês pais têm (devem!) fazer chegar à escola. Apenas em alguns casos têm de ter atenção ao terreno que pisam. Infelizmente, ser professor foi tacho para muitos!

    ResponderEliminar
  5. O ano passado gastei, só em livros 300€. Alguns são p/ o 7º, 8º e 9º.

    Mas, por exemplo, o de ginástica que para os 3 anos, penso que nunca o usou.

    ResponderEliminar